A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora foi fundada em 20 de outubro de 1889, sendo uma das primeiras entidades médicas do tipo no País. A solenidade de instalação foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde também foi empossada a primeira diretoria.
A primeira sociedade médica fundada no Brasil foi a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro (SMRJ), em 1829. Até que, em 1835, sob a égide do Governo Imperial, transformou-se em Academia Imperial de Medicina (AIM).
Em 1886, foi fundada outra sociedade médica no Rio de Janeiro, e a primeira com a denominação “medicina e cirurgia”, conhecida como Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ).
Em 7 de setembro de 1888, foi fundada a Sociedade Médico-Cirúrgica de São Paulo, mas teve curta existência sendo dissolvida em 1891. Já a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo foi criada em de 24 de fevereiro de 1895.
Pouco tempo antes, em 18 de novembro de 1894, foi criada a Sociedade de Medicina e Cirurgia da Bahia (SMCB).
Demonstrando pioneirismo, no dia 5 de setembro de 1889, já estava aprovado o primeiro Estatuto da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, assim como a eleição da primeira diretoria, composta pelo Dr. João Nogueira Penido (presidente), Dr. Romualdo César Monteiro de Miranda Ribeiro (vice-presidente), Dr. Eduardo de Menezes (1º secretário), Dr. José Cesário Monteiro (2º secretário) e o farmacêutico Joaquim Almeida Queiroz (tesoureiro).
Hoje, o prédio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora abriga também a Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, o Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e uma agência da Unicred.
Atualmente, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora é gerida pela Diretoria Integração, presidida pelo cardiologista, Dr. Luiz Antônio Avelar.
WEBSITE: smcjf.com.br
TELEFONE: (32) 3031-7898
ENDEREÇO: R. Braz Bernardino, 59, Centro, Juiz de Fora - MG, 36013-300
Comments