top of page

FUNDAÇÃO RICARDO MOYSES JÚNIOR

Atualizado: 21 de mar. de 2023



O trabalho solidário feito em prol de crianças e adolescentes portadores de câncer, idade entre 0 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social, começou com a força de vontade de familiares e amigos do jovem Ricardo Moysés Júnior, que faleceu em maio de 1994 vitimado por uma neoplasia(câncer). Seus pais Jane Berlose Moysés e Ricardo Moysés, além do Dr. Angelo Atalla, responsável pelo seu tratamento, iniciaram um movimento de apoio para as famílias enfrentarem a doença.


Acreditando no idealismo daquele grupo, o Hospital Dr. João Felício cedeu uma sala onde eram guardados os donativos recebidos para serem distribuídos aos assistidos. Em 31 de outubro de 1994 nasceu a Fundação Ricardo Moysés Júnior, entidade filantrópica e sem fins lucrativos, que visa assistir gratuitamente crianças e adolescentes portadores de câncer.


Devido ao número crescente de famílias de Juiz de Fora e outras cidades que procuravam ajuda na Fundação, decidiu-se alugar uma pequena loja na Rua Almada Horta, no Bairro Santos Anjos para melhor atendê-los, mas ainda não era possível oferecer hospedagem para aqueles que vinham de outras cidades.

Em dezembro de 1996, graças à generosidade da diretoria da Santa Casa de Misericórdia que cedeu, em regime de comodato, um casarão com 2 quartos e 16 leitos, situado na Rua Alencar Tristão no Bairro Santa Terezinha, pudemos garantir a hospedagem aos assistidos e seus acompanhantes oriundos de outras cidades.


Em julho de 1998, a Prefeitura de Juiz de Fora doou um terreno com 900m2, situado à rua Francisco Vaz de Magalhães, 12, Bairro Cascatinha e após uma intensa campanha de arrecadação de recursos junto à comunidade e empresários iniciou-se a construção e após 14 meses foi inaugurada a nossa sede própria em outubro de 2000. Com capacidade para 60 leitos passamos a hospedar confortavelmente os acompanhantes e as crianças em tratamento na cidade.


A construção da Unidade II – Com a doação de um terreno pelo Lions Clube Redentor, situado ao lado da Fundação, e graças a doações da comunidade e de R$300.000,00 pelo BNDES, construímos o CENTRO EDUCACIONAL RICARDO MOYSÉS JÚNIOR inaugurado em abril de 2005, com objetivo de gerar recursos que auxiliem na sustentabilidade da Fundação. Oferece vagas para berçário, educação infantil e ensino fundamental, além de sala de informática, biblioteca, bilíngue, recreação dirigida, pátio coberto, parquinho além de atividades extras como capoeira, judô e balé.


 


TELEFONE: (32) 3229-0002


ENDEREÇO: Rua Francisco Vaz de Magalhães, 12, Cascatinha, Juiz de Fora - MG


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page