top of page

EDUCANDÁRIO CARLOS CHAGAS



OBJETIVO GERAL


Atender pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, com o acolhimento institucional, contribuindo para a manutenção dos vínculos familiares, visando à solução dos motivos que ocasionaram o Acolhimento. Buscando promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, na vida comunitária e social, fomentando a interação e superação de barreiras para a construção progressiva da autonomia, com maior independência e protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida ao público atendido.


QUEM SOMOS


A Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra foi constituída em 03 de Abril de 1932, sendo inaugurada oficialmente em 04 de abril de 1943, pelo ministério da Educação e Saúde, Dr. Gustavo Capanema. O Educandário Carlos Chagas teve início com o programa de assistência e defesa contra a lepra criado pela Sra. Eunice Weaver.


Alguns anos mais tarde recebeu o nome oficial de Sociedade Eunice Weaver de Juiz de Fora. Atualmente são vinte e sete sociedades em todo o País, das quais vinte e três mantém educandários e são afiliadas à Federação das Sociedades “Eunice Weaver”, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Com a erradicação da doença, a partir de 1970, a instituição passou a receber crianças e ou/adolescentes em situação de risco social, a maioria vindo de famílias vulneráveis. Através de um convite do ex-presidente da instituição, a partir de 1988, 18 membros do Rotary Club Juiz de Fora – Distrito Industrial passaram a integrar a diretoria do Educandário Carlos Chagas.


Em 2009, houve uma reestruturação e a Instituição passou a ter seu objetivo prioritário o serviço de Acolhimento de Pessoas com Deficiência.

Desde o mesmo ano, a Instituição iniciou com o Programa Crescer com Cidadania uma parceria com a Empresa Onduline do Brasil, objetivando oferecer o primeiro emprego a adolescentes com idade igual ou superior a 16 anos. Atualmente a Instituição também atende o Programa de Referência e Apoio a Habilitação e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência.


 

TELEFONE: (32) 2101-7500


ENDEREÇO: Rua Eunice Weaver, 900, Carlos Chagas, Juiz de Fora - MG


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EASYDR.

bottom of page