top of page

CESAMA



Uma história de grandes trabalhos e realizações


Juiz de Fora pode se orgulhar quando o assunto é distribuição de água e coleta de esgoto. A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) vem cumprindo o seu papel com eficiência, oferecendo serviços de qualidade e garantindo saúde à população juiz-forana. E os números comprovam isso: cerca de 96% da população têm acesso à água tratada e, aproximadamente, 95% contam com serviço de coleta de esgoto. Porém, para que esses índices fossem alcançados, a Cesama passou por uma história de muito trabalho e realizações ao longo das décadas.


Em maio de 1887, foi inaugurado o primeiro serviço de água de Juiz de Fora. Naquela época, a água provinha de três mananciais da chamada "Corrente de São Mateus", sendo trazida e canalizada até dois reservatórios construídos no bairro Alto dos Passos. A cidade passou a ter água encanada a partir de então e, assim, a municipalidade manteve o Serviço de Água e Esgoto durante um bom tempo.


A história da Cesama teve origem no antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE), criado em agosto de 1963, pelo saudoso Itamar Franco. Este departamento representou o primeiro passo para a reforma administrativa do município, atendendo reivindicações antigas da comunidade. Quatro anos depois, em 1967, houve a elaboração do Projeto Geral de Abastecimento de Água de Juiz de Fora, dando início a diversas obras para ampliar o sistema de abastecimento, com construções de adutoras, reservatórios, estações de tratamentos e redes de distribuição.


Em 1990, a Companhia de Saneamento e Pesquisa do Meio Ambiente (Cesama) foi criada em substituição ao DAE, com autonomia financeira e administrativa, avançando rumo à otimização dos serviços de água e esgoto. Com mais esta conquista, a empresa reafirmou seu compromisso com a população de Juiz de Fora, investindo em obras importantes como a recuperação da Adutora Dr. João Penido, o desenvolvimento de projetos e obras para a expansão do abastecimento de água na periferia da cidade e, ainda, a construção da Terceira Adutora e da Subadutora Sul, em meados dos anos de 1990.


A partir de setembro de 2001, a razão social da empresa foi alterada para Companhia de Saneamento Municipal, sendo mantida a sigla Cesama. Nesta época, a empresa implantou sistemas de abastecimento de água nos distritos de Sarandira, Valadares e Torreões, buscando ampliar a cobertura dos serviços de saneamento.


Além de investir em grandes obras, como a Quarta Adutora e a Despoluição do Rio Paraibuna, os recursos da companhia também são aplicados em cursos de capacitação profissional para os funcionários. A Cesama ainda realiza campanhas voltadas para a saúde, prevenção de acidentes no trabalho e ações sócioambientais, como a doação de cestas básicas, isenção da tarifa de ligação de água e esgoto, além da ampliação da Tarifa Social. Sem deixar de lado o lazer e a cultura, a companhia incentiva o Coral Cesama e o grupo de teatro Gattus Pingadus, formado por empregados da empresa.


Com tantos pontos positivos, a Cesama ainda conta com um belo cenário natural, que nos beneficia com as represas Dr. João Penido, São Pedro e Chapéu d'Uvas, além do Ribeirão do Espírito Santo, utilizados como mananciais para o abastecimento de água potável em Juiz de Fora.


Ao longo de 59 anos de existência, a Cesama tem buscado, a cada dia, atender a um número cada vez expressivo de cidadãos, garantindo saúde, qualidade de vida e bem-estar à população juiz-forana.


 


TELEFONE: (32) 3692-9390


ENDEREÇO: Av. Getúlio Vargas, 1001 - Centro, Juiz de Fora - MG, 36070-000

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EASYDR.

bottom of page