top of page

ABRIGO SANTA HELENA



Um pouco da nossa história


Com o nome de "Asilo de Mendigos" de Juiz de Fora foi fundado em 10 de outubro de 1915, por José Procópio Teixeira e Edgard Quinet de Andrade Santos. As palavras "asilo" e mendigos", com o tempo tornaram-se incômodas e até deprimentes. Simultaneamente com passar dos anos, as administrações anteriores entenderam com muita razão mudar de "Asilo de Mendigos" para "Abrigo Santa Helena", não temos a data exata de quando o foi realizada a troca para "Abrigo Santa Helena", mas nos registros mostram que 1932 a mudança já teria sido realizada, e uns dos motivos especiais foi o de conservar o título inicial do projeto "Hospital Santa Helena" e também uma justa homenagem à "Sra. Maria Helena", esposa de um dos principais fundadores do Asilo o Dr José Procópio Teixeira.


O Abrigo Santa Helena é uma Instituição civil e filantrópica, considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal, que tem o objetivo de abrigar com dignidade pessoas idosas, independente de raça, cor, sexo ou religião, sob regime de internamento. Atualmente estamos com a capacidade máxima de 145 idosos, homens e mulheres abrigados em pavilhões que estão em padrões da ANVISA. Contamos com quartos coletivos, sala de TV, refeitórios, espaço para recreação e convivência, capela, postos de enfermagem, secretaria, sala administrativa, de contabilidade e da diretoria, entre outras dependências.

Por ser uma Instituição filantrópica e sem fins lucrativos; a experiência assistencial ao longo de sua história, sempre dependeu de convênios com o poder publico, doações da comunidade e de outras instituições para a execução de suas atividades e manutenção de um atendimento digno e humanizado aos idosos.

O atendimento aos usuários é do tipo asilar compreendendo intervenções de uma Equipe Técnica Interdisciplinar com: assistência nutricional, social, psicológica, fisioterápica, fonoaudiológica, medica ambulatorial, enfermagem, farmacêutica, educação física e atividades recreativas.


O trabalho desenvolvido, baseia-se, sobretudo, na busca da humanização, da qualidade de vida e da segurança dos usuários, do bem-estar físico, mental e o convívio social. Estimulação cognitiva e comportamental, através de palestras temáticas, passeios, dinâmicas, vídeos e textos, com intuito de desenvolver a estimulação global do usuário. Incentivamos o autocuidado, a socialização e o desenvolvimento do relacionamento interpessoal e intrapessoal, o acesso a direitos sociais e benefícios. Realizamos oficinas artísticas, lúdicas e de recreação que fortalecem a atividade mental, a memória e a cognição. Passeios e visitas a instituições, parques e locais turísticos também são ofertados para conhecimento e significação do espaço social em que se encontram inseridos.


 

TELEFONE: (32) 3025-1449


ENDEREÇO: R. Dom Viçoso, 95 - Passos, Juiz de Fora - MG, 36026-390

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EASYDR.

bottom of page