top of page

ABRASEL



A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País. O setor que a Abrasel representa é uma das forças motrizes da nossa economia, com bares e restaurantes presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros. A história recente destes estabelecimentos foi marcada pela pandemia da Covid-19: o setor de AFL foi um dos mais atingidos, com fechamentos e restrições intermitentes ao funcionamento em todo o país por quase dois anos. Até 2020, havia cerca de 1 milhão de negócios do setor, empregando diretamente 6 milhões de brasileiros. Desses, 355 mil fecharam as portas em definitivo e mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam seus empregos durante a pandemia.


Em 2021, começa uma recuperação, com a criação de novos empregos e o surgimento de novas empresas. O setor registrou um saldo de mais de 1 milhão de novos empregos entre o primeiro trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 20221. E, com a criação de mais de 600 mil novos estabelecimentos em 2021, há em 2022 cerca de 1,2 milhão de negócios no setor, sendo mais de 85% do setor formado por microempresas.


Os bares e restaurantes ainda se ressentem dos efeitos da crise e lutam para retomar as atividades de modo sustentável economicamente. Em abril de 2022, 28% dos estabelecimentos trabalharam no prejuízo2, reflexo de diversos fatores. A inflação acumulada em 12 meses no país até abril de 2022 foi de 12,13% - no setor, no entanto, ela ficou em 6,62%, quase a metade. A diferença é maior ainda na comparação com a inflação da alimentação dentro do domicílio, de 16,12%3. Essa defasagem mostra que os bares e restaurantes não estão conseguindo repassar os custos da inflação para os cardápios. Além disso, dívidas acumuladas durante a pandemia e empréstimos que precisam ser pagos também trazem dificuldade na gestão dos estabelecimentos. Na maior parte dos países ocidentais, o setor de bares e restaurantes recebeu auxílio a fundo perdido para superar a crise, o que não ocorreu no Brasil. São necessárias políticas públicas para ajudar as empresas a continuar operando, gerando empregos e movimentando a economia.

Bares e restaurantes são diversos e inclusivos Mesmo neste cenário, estão vários empresários com seus negócios que geram emprego, fomentam a gastronomia brasileira, oferecem à população alternativas de lazer e promovem mudanças positivas nas vizinhanças em que seus estabelecimentos estão localizados. É onde a missão da Abrasel encontra eco: ruas vivas, cidadãos com melhor qualidade de vida e um empreender mais simples.

O setor não só é um dos que mais emprega no país como tem um enorme potencial na geração de mais postos de trabalho, principalmente no que se refere às oportunidades de primeiro emprego e à absorção de mão-de-obra não especializada – sobretudo com a regulamentação do trabalho intermitente, em 2017. Além disso, o setor se mostra um apoiador da diversidade, onde 63% das vagas são ocupadas por mulheres. Outro ponto a se destacar é que negros/pardos são 40,7% da força de trabalho formal e 65,7% entre os informais do setor4. Como legítima representante deste setor e voz de todos esses empresários, a Abrasel atua, desde 1986, em prol de avanços para a AFL e para o País. Nesse sentido, tem trabalhado firme junto às lideranças políticas e empresariais nas instâncias municipais, estaduais e nacional; às associações de moradores, às outras entidades do comércio, serviços e do trade turístico. Esse esforço resultou em importantes conquistas para o setor, como a regulamentação da gorjeta e do trabalho intermitente, por exemplo. Os desafios e as aspirações da Associação de construir um Brasil Novo têm o tamanho e a complexidade de uma nação de dimensões continentais – especialmente num cenário de significativas mudanças estruturais na política, economia e nas relações sociais, todas reverberando as inquietações da própria sociedade por transformações concretas, que eclodiram a partir das manifestações de rua em 2013. E, assim como a própria sociedade, a Abrasel assume um papel cada vez mais ativo na construção e condução dessas mudanças. Para isso, investiu em seu projeto de expansão e capilarização: são 27 seccionais, em todas as unidades federativas, e 32 regionais. Elas são peças fundamentais para realização de projetos de promoção da gastronomia como diferencial competitivo para o turismo, bem como para ações de qualificação e geração de inteligência para o setor, como os Festivais Brasil Sabor e Bar em Bar, o concurso O Quilo é Nosso, os Encontros Nacionais, a Semana da Alimentação Fora do Lar e o Congresso Nacional Abrasel. Inspirada pela necessidade de resolver os entraves que impedem o Brasil de encontrar sua vocação como potência, a Abrasel lançou ainda, em 2015, um manifesto nacional intitulado “A partir das ruas, simplifica Brasil”, onde propôs que as mudanças que o País demanda devem ser escaláveis e começar a partir das ruas, das cidades. Essa evolução no modo de pensar e agir inspira a missão, a visão e os valores da organização.

 

WEBSITE: abrasel.com.br


TELEFONE: (32) 3025-1449


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EASYDR.

bottom of page