Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

16Dez

Promoção da saúde no ambiente de trabalho


por: ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), elaborou a tradução e a adaptação para a cultura brasileira de um importante instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Disponível para a utilização de profissionais de saúde no Brasil, o formulário tem o objetivo de ajudar empregadores a avaliar seus programas de promoção da saúde, identificar lacunas e priorizar intervenções de alto impacto para prevenir doenças crônicas.
Elaborado no âmbito do Laboratório de Inovação Assistencial na Saúde Suplementar, sob a coordenação do médico Alberto Ogata e das professoras Patrícia Soarez (USP) e Rozana Ciconelli (Unifesp), o formulário é respondido pelos responsáveis pelos programas e inclui perguntas sobre as principais ações que podem ser tomadas no ambiente de trabalho para a promoção da saúde dos funcionários. As questões abordam 12 temas: apoio organizacional; controle do tabaco; nutrição; atividade física; controle de peso; gestão do estresse; gestão da depressão; pressão arterial elevada; colesterol elevado; diabetes; sinais e sintomas de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral; e resposta de emergência para ataque cardíaco e derrame.
"Os profissionais de saúde brasileiros têm agora um importante instrumento - o primeiro disponível com este escopo em língua portuguesa - para colaborar na promoção de saúde nas empresas. Muitos trabalhos que comprovam que os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças realizados no ambiente de trabalho trazem resultados relevantes para a qualidade de vida das pessoas", ressalta a gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Kátia Audi.
O aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, em todo o mundo, está relacionado, em grande parte, ao estilo de vida não saudável da população: pouca atividade física, alimentação inadequada, tabagismo e uso abusivo do álcool. Neste contexto, o ambiente de trabalho torna-se cada vez mais um espaço importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos