Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

25Fev

PJF e UFJF participam de reunião com Indi para apresentar potencialidades de Parque Tecnológico


por: Tribuna de Minas

As negociações para a atração de empresas que irão atuar no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão sendo intensificadas. Na última quarta-feira (20), representantes da instituição, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) de Minas Gerais se reuniram, em Belo Horizonte, para a apresentação das potencialidades do empreendimento e do município para a instalação de empresas de base tecnológica. Informações de bastidores afirmam que a prospecção de uma companhia internacional já estaria em andamento, mas as fontes oficiais não confirmaram o fato.
No momento, o processo de licitação das obras do parque continua suspenso e aguarda decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) para ser retomado. Em dezembro do ano passado, medida cautelar determinou a paralisação dos procedimentos de concorrência pública para a construção do empreendimento, do campus avançado de Governador Valadares e da sede da Reitoria da UFJF por conta de possíveis irregularidades dos editais. O Tribunal está analisando os documentos. Ainda não há previsão de quando será divulgado parecer sobre o assunto.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico da UFJF, Paulo Nepomuceno, a instituição está otimista com relação à resposta do TCU. "Estamos aguardando a decisão e confiantes de que tudo dará certo." Quando questionado sobre a prospecção de uma companhia internacional que atuaria no Parque Tecnológico, Nepomuceno desconversou.
Segundo o coordenador de projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, a reunião em Belo Horizonte teve como foco divulgar o empreendimento como possibilidade para futuros investidores. "Procuramos representantes do Indi para mostrarmos a capacidade de Juiz de Fora para a instalação de empresas tecnológicas", diz. "Sabemos que todos os novos negócios do ramo com interesse em se instalar em Minas Gerais se apresentam ao instituto", completa. As negociações com uma empresa internacional não foram confirmadas por Zuchi.
Procurado pela Tribuna, o Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) apenas confirmou a participação em reunião com representantes da UFJF e PJF, sem informar detalhes.

Empreendimento
O Parque Científico e Tecnológico será construído em uma área de 920 mil metros quadrados na BR-040, e atuará nas áreas de biotecnologia, saúde humana e animal, eletroeletrônica, leite e derivados, e tecnologia de informação. Em agosto do ano passado, a empresa portuguesa de semicondutores Nanium Participações Ltda. assinou protocolo de intenções da ordem de R$ 100 milhões para a instalação na sede do empreendimento. Na ocasião, o reitor Henrique Duque afirmou à imprensa que cerca de 50 empresas já haviam manifestado interesse em atuar no local.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos