Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

08Mai

PJF apresenta sistema de GPS do transporte coletivo na abertura do Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito


por: Assesoria

O prefeito Bruno Siqueira participou na manhã desta quinta-feira, 8, da abertura do 59º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito. Organizada pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), a solenidade contou com a presença, também, do secretário de Transporte e Trânsito (Settra), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Rodrigo Tortoriello; do diretor regional de Minas da ANTP, Ricardo Mendanha; do presidente do Fórum Mineiro, Galba Gomes da Silva; do superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, e do chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, José Walter da Mota Matos, além de outras autoridades do setor.

Segundo Bruno Siqueira, esta é uma grande oportunidade para se discutir os problemas enfrentados pelos municípios mineiros no setor de transporte e trânsito, principalmente os gerados pelo Governo federal. “Além de colocar em pauta o descontentamento da população, que busca cada vez mais por um transporte de qualidade e com valor justo, este é um momento para se discutir as divergências dos ministérios do Governo federal, onde um incentiva o crescimento da frota de veículos particulares, e outro o transporte público”.

Ainda conforme o prefeito de Juiz de Fora, outro ponto de grande relevância, que deve ser levado para debate, em âmbito não só regional, mas municipal, é a burocracia para conseguir investimentos para realização de obras importantes na melhoria do trânsito nas cidades: “As dificuldades para captar recursos são enormes, e isso inviabiliza organizar uma cidade da forma que tem que ser. É preciso trabalhar em conjunto, em prol da municipalização dos recursos financeiros, que hoje estão concentrados no Governo federal. Os recursos que nós captamos, através de emplacamento de novos veículos e das multas arrecadadas pelo município, por exemplo, deveriam ser administradas por nós, que sabemos definir o que precisamos para melhorar a cidade e oferecer qualidade de vida aos nossos munícipes. Contudo, isso só acontece na teoria”.

Luiz Carlos Mantovani Néspoli ressaltou que o evento é importante, por ser uma expressão da comunidade: “Os debates tratam de questões locais, mas abrangem níveis nacionais. Os problemas enfrentados pelos municípios são os mesmos. O que precisamos é nos unir, possibilitando a criação e socialização do conhecimento. Precisamos trabalhar e debater sobre o financiamento da tarifa de transporte coletivo urbano, a mudança na organização das cidades e, principalmente, a transparência das nossas gestões, de forma a refletir em um bom sistema de transporte”.

Sistema Inteligente de Transporte

Durante a abertura do Fórum, o secretário Rodrigo Tortoriello apresentou o sistema de GPS, que já está em teste no transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. O equipamento, criado e fornecido pela empresa Cittati, está instalado em cerca de 90% da frota de ônibus, fornecendo dados da rede de transporte para a central de controle e monitoramento, localizada na sede da Settra. Segundo o secretário, a previsão é de que o sistema esteja em pleno funcionamento até junho: “Estamos em fase de desenvolvimento desde o início deste ano, e agora apresentamos o formato com que o sistema vai operar na cidade, através de telas que serão implantadas em pontos de ônibus da área central e por aplicativos para smartphones. Antes de colocar o projeto na rua, vamos avaliando o funcionando do equipamento e também realizando os treinamentos com os operadores”.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos