Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

25Jan

Minas Gerais disputa fábrica da Bionovis


por: Tribuna de Minas

A Zona da Mata e as regiões Central, Norte (mais especificamente a área de Montes Claros), Sul e Triângulo teriam condições de receber os investimentos da Bionovis, empresa de medicamentos biotecnológicos (feitos a partir de células vivas). A informação é de uma fonte do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). Em entrevista à Agência Estado (AE), o presidente da empresa, Odnir Finotti, informou que seis estados estão na disputa para abrigar o investimento, orçado em R$ 1 bilhão em oito anos: Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.

O projeto prevê a construção de uma fábrica e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A Bionovis foi criada no ano passado pela associação dos laboratórios nacionais EMS, Hypermarcas, União Química e Ache. Segundo Finotti, não serão os incentivos fiscais que farão a diferença na escolha do local. O fundamental, segundo ele, é a capacidade instalada da região em fazer inovação. Também vai pesar na decisão a existência de infraestrutura de estradas, aeroportos, portos e atrativos de mão de obra especializada, entre outros.

"A gente precisa estar próximo de áreas onde existam polos acadêmicos e universitários com algum viés de inovação nessa área em que estamos entrando. Institutos que comecem a fomentar a produção científica inovadora e a formação de profissionais especializados", ressaltou o executivo.

Segundo o Indi, o Estado está fase de conversas iniciais com a empresa e ainda é muito prematuro para fornecer mais detalhes. Entretanto, destacou a fonte, Minas tem condições excepcionais de logística, mão de obra qualificada, laboratórios e universidades preparados para atuar nessa área. "Juiz de Fora e a Zona da Mata têm estrutura para receber o investimento, mas trabalhamos com uma visão global do estado. Apresentamos todas as possibilidades. A decisão final é da empresa", disse a fonte.

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora, Henrique Thielmann, o município tem condições de lutar pelo empreendimento. "A implantação de uma empresa desse porte levaria dois anos entre maturação e execução. Este é o tempo estimado para o término da estrada que ligará a BR-040 ao Aeroporto Itamar Franco, que viabilizará o transporte aéreo. Outro diferencial apontado por Thielmann é o porto seco. "O desembaraço aduaneiro fica mais fácil e barato. Além disso, no quesito capacitação técnica, contamos com a UFJF e diversas faculdades. A vinda da Bionovis seria importante para o setor", destaca.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos