Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

28Jan

Juiz de Fora terá Plano Regional de Atenção às Urgências e Emergências


por: Assessoria

Juiz de Fora e demais municípios da região poderão contar com um novo serviço em atenção terciária. Nos próximos meses será concluído o Plano Regional de Atenção às Urgências e Emergências. Após concluído, o projeto deve beneficiar aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, abrangendo 93 municípios da Macrorregião de Saúde Sudeste de Minas Gerais.

A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e eficiente. O assunto foi tema de encontro realizado na Secretaria de Saúde (SS). Da reunião participaram técnicos da SS e especialistas da Gerência Regional de Saúde (GRS).

O subsecretário de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Mauro Sérgio Mendes Condé, explica que a organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e/ou emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.

Mauro Conde explica que o Plano Regional de Urgência e Emergência e o Plano de Ação Municipal representam documentos orientadores para a execução das fases de implementação da Rede Regional de Urgência e Emergência e também de monitoramento e avaliação pelo Grupo Condutor Estadual (GCE) e pelo Ministério da Saúde (MS).

O aporte de recursos financeiros necessários à implantação e ao custeio da nova Rede de Urgência irá contar ainda com a participação do tesouro federal e de investimentos provenientes do Estado de Minas Gerais. De acordo com o coordenador de Planejamento da Secretaria de Saúde, Ivan Chebli, a elaboração da proposta do Plano de Ação Regional inclui detalhamento técnico de cada componente da rede e contempla o desenho da Rede de Atenção às Urgências. As metas a serem cumpridas e o cronograma de implantação, assim como mecanismos de regulação, monitoramento e avaliação, e estabelecimento de responsabilidades estão contemplados no projeto. O aporte de recursos financeiros envolvidos ainda está sendo discutido, bem como os esforços para a implantação do Consórcio Público que deverá gerir parte da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião.

A análise da situação dos serviços de atendimento às urgências incluindo dados primários, demográficos e epidemiológicos já foi realizada. O dimensionamento da demanda e a quantificação da oferta dos serviços de urgência existentes estão concluídos. "A análise da situação da regulação, avaliação e controle da vigilância epidemiológica, apoio diagnóstico e do transporte para as urgências também foram submetidas a avaliações por parte de gestores e técnicos de municípios e gerências regionais de Saúde da Macrorregião Sudeste de MG", esclarece Ivan Chebli.


Últimas Notícias



Galeria de Fotos