Bem-vindo à Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região!

Horário de Funcionamento de 13:00 às 19:00

Av. Getúlio Vargas, 455 / 4° andar Centro , Juiz de Fora, MG

(32) 3215.7100(32) 3217.9846

22Fev

EPAMIG anuncia novidades na edição deste ano


por: Assessoria

A 30ª edição do Congresso Nacional de Laticínios (CNL), da EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que será realizada nos dias 15 a 18 de julho, em Juiz de Fora - MG, terá novidades: Foi criado um novo espaço para transferência e difusão de tecnologias aos visitantes da EXPOMAQ, o Circuito de Palestras Técnicas sobre Insumos, Equipamentos e Técnicas para Produção de Lácteos. Outra novidade é que o congresso científico do CNL será bienal. E ainda: esta edição contará com a participação da miniusina de laticínios Via Láctea. O Congresso Nacional de Laticínios, realizado no Expominas de Juiz de Fora e nas dependências do Instituto Cândido Tostes, é o maior evento do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referência na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos. Neste ano o CNL será composto por:

Congresso científico / Círculo de palestras

A partir de 2013 o congresso científico do CNL será bienal, informa a Diretoria de Operações Técnicas da EPAMIG. "Esta é uma nova proposta da Empresa, discutida e aprovada em conjunto com os pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Desta forma, neste ano não será realizada a parte científica do Congresso Nacional de Laticínios. A próxima edição está marcada para 2014", diz o diretor Plínio Soares. O diretor explica a necessidade da mudança: "Estamos seguindo uma tendência da sociedade científica brasileira, em diversas áreas do conhecimento, que realizam seus congressos a cada dois anos. Percebemos que quando realizamos um congresso a cada ano a possibilidade de serem apresentadas novidades, a oportunidade de se apresentar avanços na área do conhecimento em leite e derivados, é bem menor, pois a frequência anual não favorece a qualidade do evento e o que queremos é apresentar cada vez mais uma melhor qualidade dos nossos eventos. Outro ponto importante é que essa mudança vai favorecer um planejamento melhor: com um prazo maior teremos um congresso mais bem elaborado", explica Plínio Soares.

Paralelo a essa mudança foi aprovada outra: a criação do Circuito de Palestras Técnicas sobre Insumos, Equipamentos e Técnicas para Produção de Lácteos, um novo espaço para transferência e difusão de tecnologias aos visitantes da 41ª EXPOMAQ, que também será realizada bienalmente, tendo a primeira edição no CNL deste ano, ou seja, será realizada nos anos em que não houver o congresso científico. Segundo o diretor Plínio Soares, neste novo espaço estarão, além da EPAMIG, expositores e instituições parceiras, voltados para o desenvolvimento tecnológico do setor de leite e derivados. "Será mais uma oportunidade para eles apresentarem suas novidades", informa o diretor. As empresas interessadas em participar do Circuito de Palestras Técnicas - somente expositoras da EXPOMAQ 2013 - devem entrar em contato com a Divisão de Eventos da EPAMIG: (31) 3489.5078 / (31) 3489.5001 ou enviar mensagem para antonio.augusto@epamig.

Miniusina de laticínios Via Láctea

Outra novidade no Congresso Nacional de Laticínios deste ano será a presença da miniusina de laticínios da EPAMIG, a Via Láctea, que integrará pela primeira vez a programação do CNL. Na miniusina é mostrada ao público a tecnologia de fabricação de produtos lácteos desenvolvida pela EPAMIG. A Via Láctea reproduz para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Através de um estande de vidro, a Via Láctea permite que os visitantes acompanhem passo a passo todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala, ao mesmo tempo em que um técnico da EPAMIG responde às perguntas do público, que participa de visitas direcionadas. Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.

 

41ª EXPOMAQ - Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista, uma das mais importantes feiras do Brasil sobre leite e derivados e referência para indústria latici­nista nas Américas: Em 2012 a EXPOMAQ movimentou R$ 175 milhões em negócios gerados e prospectados e recebeu 125 empresas do Brasil e do exterior (países como Canadá, Estados Unidos, Argentina, Suécia, França e Espanha, dentre outros), que apresentaram novidades em equipamentos e maquinário para a indústria laticinista. A EPAMIG já comercializou 65% dos estandes disponíveis para a 41ª EXPOMAQ.

Para 2013 são oferecidos 301 estandes, sendo 207 no pavilhão principal do Expominas, 86 no pavilhão externo e oito no hall nobre, perfazendo área total de 3.914 m2 para exposição. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que até março todos os espaços estejam comercializados. Novos expositores podem fazer contato com a EPAMIG, pois, caso a demanda seja maior que o espaço oferecido, poderá ser criado um terceiro pavilhão. O público esperado é de 12 mil pessoas, entre empresários do setor, técnicos, professores e estudantes da área de alimentos.

Todas as informações sobre a comercialização dos estandes, montagem dos espaços e investimento podem ser obtidas pelos telefones (31) 3489-5072 / (31) 3489-5001 ou pelo e-mail eventos@epamig.br.

40ª EXPOLAC - Exposição de Produtos Lácteos: Trata-se de um espaço para degustação tecnológica, em que o público poderá conferir a tecnologia empregada pela indústria durante o processo produtivo, até o produto final. Em estande específico, serão apresentados produtos lácteos já conhecidos do consumidor, destacando os equipamentos utilizados na produção, as embalagens e os ingredientes.

40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos: Conta com participação de indústrias de diversos estados do Brasil. Os produtos serão avaliados na sede do Instituto de Laticínios Cândido Tostes por um grupo de juízes experientes, de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos das indústrias. Os critérios avaliados são: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. O encerramento é realizado com a premiação dos vencedores no último dia do evento.

Projeto Fino Paladar

Novidade na programação de 2012 da EXPOMAQ, o projeto "Fino Paladar", espaço para a degustação tecnológica no qual o público pode experimentar produtos que utilizam tecnologias em implementos, embalagens e insumos desenvolvidas pelas empresas expositoras, estará presente novamente nesta 30ª edição do CNL. Nesse espaço haverá plantão técnico, com um profissional acompanhando a degustação, tirando dúvidas dos visitantes e apontando para o público as características dos produtos expostos.

 


Últimas Notícias



Galeria de Fotos