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29Nov

Compras de Natal começam a movimentar o comércio de JF


por: Assessoria

A corrida pelos melhores presentes e pelos melhores preços vai começar! Com o dinheiro do 13º salário no bolso, 70% dos consumidores pretendem realizar suas compras com pelo menos uma semana de antecedência. Os demais deixarão para comprar seus presentes na véspera do Natal. A pesquisa de mercado, realizada pelo Sindicomércio junto aos juiz-foranos, traz boas notícias para os comerciantes da cidade.
Segundo ela, 78% dos entrevistados vão às compras neste Natal, dos quais 23% pretendem gastar mais que no ano passado, outros 21% disseram ter a intenção de gastar o mesmo valor que em 2012. Contudo, 18% ainda estão indecisos nesta questão, ou seja, o apelo comercial pode influenciá-los na decisão.
Meios e formas é o que não faltam. Internet, televisão, panfletos, jornais, revistas, rádio e a própria vitrine são algumas opções que podem chamar a atenção e até convencer o cliente da compra. Sem falar do boca a boca, que é considerada por muitos comerciantes a melhor propaganda.
Neste ano, os consumidores serão mais generosos ao presentear, pois o tíquet médio de 43% dos entrevistados será superior a R$200,00. Outros 18% pretendem gastar de R$100,00 a R$150,00 e 13% até R$100,00.
O setor de vestuário já pode comemorar, pois as roupas são a preferência de 39% dos consumidores, seguido pelos brinquedos (17%), eletrônicos (12%) e sapatos (11%). A forma de pagamento escolhida por 47% entrevistados foi o cartão de crédito, mas o dinheiro continua sendo a preferência de 44% dos consumidores. O cartão de débito, cheque pré-datado e crediário representam, somados, apenas 9%.
Para 26% dos entrevistados, fatores como preços e promoções irão definir a escolha do local da compra. Não muito distante está a variedade e a comodidade, com 21% e 13%, respectivamente. O atendimento é apontado com fator determinante para apenas 9% dos entrevistados, o que não significa ser menos importante que os demais, pois todo cliente deseja fazer suas compras com tranqüilidade e ser bem atendido pelos vendedores.
Foram eleitos como os principais atributos de um atendimento diferenciado: um vendedor cortês e educado (39%), atenção exclusiva do vendedor (31%), apresentação de produtos variados (12%) e não ter fila na hora de fazer o pagamento (9%). Os vendedores devem estar preparados, pois de acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados só concretizaram sua compra após esclarecer todas as dúvidas a respeito do produto.
Sem dúvida, o bom atendimento traz satisfação ao cliente e gera novos negócios. 84% dos entrevistados afirmaram que dão preferência as lojas onde são bem atendidos, ou seja, o Natal é uma grande oportunidade para fidelizar os clientes e começar o ano com o "pé" direito.

A corrida pelos melhores presentes e pelos melhores preços vai começar! Com o dinheiro do 13º salário no bolso, 70% dos consumidores pretendem realizar suas compras com pelo menos uma semana de antecedência. Os demais deixarão para comprar seus presentes na véspera do Natal. A pesquisa de mercado, realizada pelo Sindicomércio junto aos juiz-foranos, traz boas notícias para os comerciantes da cidade.
Segundo ela, 78% dos entrevistados vão às compras neste Natal, dos quais 23% pretendem gastar mais que no ano passado, outros 21% disseram ter a intenção de gastar o mesmo valor que em 2012. Contudo, 18% ainda estão indecisos nesta questão, ou seja, o apelo comercial pode influenciá-los na decisão.
Meios e formas é o que não faltam. Internet, televisão, panfletos, jornais, revistas, rádio e a própria vitrine são algumas opções que podem chamar a atenção e até convencer o cliente da compra. Sem falar do boca a boca, que é considerada por muitos comerciantes a melhor propaganda.
Neste ano, os consumidores serão mais generosos ao presentear, pois o tíquet médio de 43% dos entrevistados será superior a R$200,00. Outros 18% pretendem gastar de R$100,00 a R$150,00 e 13% até R$100,00.
O setor de vestuário já pode comemorar, pois as roupas são a preferência de 39% dos consumidores, seguido pelos brinquedos (17%), eletrônicos (12%) e sapatos (11%). A forma de pagamento escolhida por 47% entrevistados foi o cartão de crédito, mas o dinheiro continua sendo a preferência de 44% dos consumidores. O cartão de débito, cheque pré-datado e crediário representam, somados, apenas 9%.
Para 26% dos entrevistados, fatores como preços e promoções irão definir a escolha do local da compra. Não muito distante está a variedade e a comodidade, com 21% e 13%, respectivamente. O atendimento é apontado com fator determinante para apenas 9% dos entrevistados, o que não significa ser menos importante que os demais, pois todo cliente deseja fazer suas compras com tranqüilidade e ser bem atendido pelos vendedores.
Foram eleitos como os principais atributos de um atendimento diferenciado: um vendedor cortês e educado (39%), atenção exclusiva do vendedor (31%), apresentação de produtos variados (12%) e não ter fila na hora de fazer o pagamento (9%). Os vendedores devem estar preparados, pois de acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados só concretizaram sua compra após esclarecer todas as dúvidas a respeito do produto.
Sem dúvida, o bom atendimento traz satisfação ao cliente e gera novos negócios. 84% dos entrevistados afirmaram que dão preferência as lojas onde são bem atendidos, ou seja, o Natal é uma grande oportunidade para fidelizar os clientes e começar o ano com o "pé" direito.

 

 


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